26
Sistema de movimentação do laser: Qual escolher?
Por Equipe CutMaker Geral
No blog desta semana, falamos das diferenças do sistema de movimentação do laser em máquinas de corte e gravação, sendo elas o sistema pórtico e o sistema galvanométrico. Descubra quais são os melhores para o seu tipo de trabalho.
Sistema pórtico / cartesiano
Os sistemas de laser de pórtico, comuns nas máquinas de gás CO², são baseados em movimentos XY, movendo o laser acima do material a ser cortado ou gravado. Este sistema é melhor utilizado em aplicações de grande formato (600mm ou superior), ao cortar substratos de material mais espesso. O laser é deslocado pelos eixos XY para área configurada para a ação.
Sistema galvanométrico
Já o sistema de movimentação do laser galvanométrico, a tecnologia é baseada em espelhos móveis, semelhantes aos usados para criar espetáculos de luzes. Os espelhos fazem pequenos ajustes de ângulos para mover o raio laser estacionário em diferentes direções dentro de uma área específica de corte ou gravação.
A Cutmaker disponibiliza de uma grande variedade de máquinas, incluindo tecnologias de laser de CO² e fibra óptica. Possibilitando sua escolha não só no melhor método de posicionamento mas o melhor tipo de feixe de laser. A vantagem do sistema galvo é a velocidade. O sistema galvo pode ser até 10 vezes mais rápido do que um sistema de pórtico. No entanto, possui um limite na área de trabalho inferior comparado ao sistema pórtico.